terça-feira, 16 de novembro de 2010

Qual é o perfil do profissional da Educação Infantil?

        A definição do profissional de Educação Infantil se dará a partir do seu campo de atuação: a realidade da criança como um ser em desenvolvimento e como um ser histórico concreto, sujeito de direitos e necessidades, numa escala de importância própria, às vezes difícil de perceber adequadamente numa visão adultocêntrica. Esta criança definirá o perfil do profissional que será seu parceiro no tempo e espaço da Educação Infantil.
        A existência infantil tem múltiplas e surpreendentes formas de expressão e elaboração. Porém, a diversidade da manifestação infantil não exclui a unidade de objetivos que qualificam as ações dos agentes da Educação Infantil. É possível pensar um profissional novo, múltiplo, pleno, capaz de estar todo em todos os momentos, em todos os tempos e em todos os espaços da infância. Evidentemente, esse profissional não será um "especialista" no sentido técnico do termo. Será, sim, omnidimensional, multidimensional - pleno como são plenos aqueles que caminham juntos e repartem, a seu modo, a existência dramática que lhes é comum.
       O profissional da Educação Infantil deverá ter um preparo especial, porque para a infância se exige o melhor do que dispomos. Mesmo porque, na relação pedagógica, não basta estar presente para ser um bom companheiro. O profissional de Educação Infantil deverá ter um domínio dos conhecimentos científicos básicos, tanto quanto conhecimentos necessários para o trabalho com a criança pequena (conhecimentos de saúde, higiene, psicologia, antropologia e história, linguagem, brinquedo e das múltiplas formas de expressão humana, de desenvolvimento físico e das questões de atendimento em situações de necessidades especiais). Precisa ainda ter sob controle seu próprio desenvolvimento, bem como estar em constante processo de construção de seus próprios conhecimentos. Ter elaborado, maduramente, a questão de seus valores, cultura, classe social, história de vida, etnia, religião e sexo.
       A formação de profissionais de Educação Infantil numa visão nova é prioritária, mas não é suficiente. A par destas definições serão necessários investimentos de grande porte, basicamente na qualificação e dignificação de recursos humanos, infra-estrutura física e equipamentos (todos) e tempo de infância e de relações pedagógicas significativas.

Euclides Redin, 

5 comentários:

  1. Realmente não há um profissional mais multidimensional do que o educador da Educação Infantil. Pois, a cada dia nos deparamos com uma nova experiência de nós educadores para com as crianças e delas para conosco. Não existe um maior presente do que trabalhar com crianças. Mesmo sendo tão inocentes e indefesas sabem participar ativamente dessa troca de vivências que é o processo de ensino-aprendizagem.
    Parabéns pelo blog, Aline Tavares.

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  2. TRABALHAR COM EDUCAÇÃO INFANTIL É UMA GRANDE REPSONSABILIDADE, POIS O PROFESSOR DEVE ESTAR PREPARADO PARA ENFRENTAR AS DIVERSAS SITUAÇÕES QUE SERÃO APRESENTADAS NO DECORRER DO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM.

    GEORGEA

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  3. Muito importante a observação de vcs. A educação infantil é uma fase super importante da vida da criança.O PROFESSOR FAZ TODA A DIFERENÇA NA VIDA DOS PEQUENINOS. Pena que muitos profissionais não pensem da mesma maneira. Sua multiutilidade se faz presente cada vez mais, o mundo moderno exige cada vez mas dos profissionais da área.Foi ótimo, mantenha-nos informados. Bjs.Ana Angelica

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  4. A educação infantil é a parte principal da educação e uma criança.
    Nela a criança desenvolve suas habilidades físicas e cognitivas. A principal parte da educação infantil é a professora (depois das crianças), que é mediadora de conhecimentos.
    Todos vcs professoras da Educação infantil, trabalham com sonhos e para fazer esse trabalho, temos que ser interpretes dos sonhos. Sucesso para todos. Mário

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  5. o profissional da educação infantil, deve tornar-se ele também um aprendiz,dialogando com as famílias, e buscando informações necessárias para o trabalho que desenvolve.

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