quarta-feira, 20 de outubro de 2010

A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL

     
       Brincar é uma das atividades fundamentais para o desenvolvimento da identidade e da autonomia. O fato de a criança, desde muito cedo, poder se comunicar por meio de gestos, sons e mais tarde representar determinado papel na brincadeira faz com que ela desenvolva sua imaginação. Nas brincadeiras as crianças podem desenvolver algumas capacidades importantes, tais como a atenção, a imitação, a memória, a imaginação. Amadurecem também algumas capacidades de socialização, por meio da interação e da utilização e experimentação de regras e papéis sociais. A diferenciação de papéis se faz presente, sobretudo no faz-de-conta, quando as crianças brincam como se fossem o pai, a mãe, o filhinho, o médico, o paciente, heróis e vilões etc., imitando e recriando personagens observados ou imaginados nas suas vivências. A fantasia e a imaginação são elementos fundamentais para que a criança aprenda mais sobre a relação entre as pessoas, sobre o eu e sobre o outro. No faz-de-conta, as crianças aprendem a agir em função da imagem de uma pessoa, de uma personagem, de um objeto e de situações que não estão imediatamente presentes e perceptíveis para elas no momento e que evocam emoções, sentimentos e significados vivenciados em outras circunstâncias. Brincar funciona como um cenário no qual as crianças tornam-se capazes não só de imitar a vida como também de transformá-la. Os heróis, por exemplo, lutam contra seus inimigos, mas também podem ter filhos, cozinhar e ir ao circo. Ao brincar de faz-de-conta, as crianças buscam imitar, imaginar, representar e comunicar de uma forma específica que uma coisa pode ser outra, que uma pessoa pode ser uma personagem, que uma criança pode ser um objeto ou um animal, que um lugar “faz-de-conta” que é outro.     
      Brincar é, assim, um espaço no qual se pode observar a coordenação das experiências prévias das crianças e aquilo que os objetos manipulados sugerem ou provocam no momento presente. Pela repetição daquilo que já conhecem, utilizando a ativação da memória, atualizam seus conhecimentos prévios, ampliando-os e transformando-os por meio da criação de uma situação imaginária nova.
     Brincar constitui-se, dessa forma, em uma atividade interna das crianças, baseada no desenvolvimento da imaginação e na interpretação da realidade, sem ser ilusão ou mentira. Também se tornam autoras de seus papéis, escolhendo, elaborando e colocando em prática suas fantasias e conhecimentos, sem a intervenção direta do adulto, podendo pensar e solucionar problemas de forma livre das pressões situacionais da realidade imediata. Quando utilizam a linguagem do faz-de-conta, as crianças enriquecem sua identidade, porque podem experimentar outras formas de ser e pensar, ampliando suas concepções sobre as coisas e pessoas ao desempenhar vários papéis sociais ou personagens. Na brincadeira, vivenciam concretamente a elaboração e negociação de regras de convivência, assim como a elaboração de um sistema de representação dos diversos sentimentos, das emoções e das construções humanas. Isso ocorre porque a motivação da brincadeira é sempre individual e depende dos recursos emocionais de cada criança que são compartilhados em situações de interação social. Por meio da repetição de determinadas ações imaginadas que se baseiam nas polaridades presença/ausência, bom/mau, prazer/desprazer, passividade/atividade, dentro/fora, grande/pequeno, feio/bonito etc., as crianças também podem internalizar e elaborar suas emoções e sentimentos, desenvolvendo um sentido próprio de moral e de justiça.

COM BASE NO TEXTO DO REFERÊNCIAL CURRICULAR DA EDUCAÇÃO INFANTIL

8 comentários:

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  2. O lúdico realmente é muito importante na educação infantil. É uma forma de aprendizado com prazer, envolvendo o cognitivo e as brincadeiras.
    Durante os jogos e brincadeiras a criança assume papel onde tem o "poder" de se impôr e assim aperfeiçoar sua postura do cotidiano.
    Aprender brincando é a melhor forma de crescer.
    Parabéns pela postagem.
    Juliana Campos

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  3. Faz fundamental infatizar a importância do brincar. Pois muitos compreendem a brincadeira como mero passar de tempo e atraves dela é possivel observar a coordenação das experiências prévias das crianças e aquilo que os objetos manipulados sugerem ou provocam no momento presente.
    brincar tambem gera aprendizagem....

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  4. É essencial a brincadeira no âmbito escolar, principalmente nos períodos iniciais. Pois sabe-se que a brincadeira exige o corpo como ferramenta principal, e este nessa etapa é usado para a assimilação de conteúdos.
    Portanto o brincar deve ser bastante explorado na Educação Infantil, pois através dela se conhece cada aluno profundamente.
    Bruna de Carvalho.

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  5. Ao brincar a criança adiquire várias habilidades que contribuem para o seu desenvolvimento global. é de extrema importancia trabalhar a ludicidade no âmbito escolar infantil
    Ass: LUANA BARBOSA

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  6. Brincar não é um passatempo. Atraves das brincadeiras as crianças interiorizam regrinhas básicas para uma boa convevência em sociedade e valores como paciência, respeito,etc.
    Excelente postagem meninas. SUCESSO.
    Simone...

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  7. Na brincadeira é trabalhada a autonomia e auto-esti-ma das crianças, como também a socialização no grupo que está inserida.
    Desenvolve habilidades que popderam ser trabalhas dentro da sala de aula: motricidade ampla, fina, lateralidade, lógica, espaço-temporal, assim o brincar sai da posição de simples descontração e ganha uma nova finalidade, a de auxiliar a aprendizagem dentro da sala de aula
    Flávia Teixeira

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